top of page

Benefícios dos Animais de Estimação no Envelhecimento

Os animais de estimação são muito sociáveis e carinhosos, por isso são uma excelente companhia para os idosos. Além disso, os animais são benéficos para a sua saúde, ajudando a prevenir e combater doenças.

Muitas vezes os idosos passam muito tempo sozinhos, por isso a companhia de um animal é uma boa solução para combater a solidão. Os cães, principalmente, são animais que demonstram muito o afeto, e ajudam a melhorar quadros de depressão e doenças relacionadas. Estes estimulam também o relaxamento e a diminuição dos níveis de stress.

Ajudam ainda na manutenção da saúde mental e física, visto que incentivam a vida social e ativa dos idosos. Muitas vezes o idoso tem a tendência de se refugiar em casa. Sair para ir passear, por exemplo, o cão, pode resultar em interações sociais que favorecem bastante a saúde mental e cognitiva.

Com o envelhecimento, a tendência é o idoso ser cada vez mais sedentário. Acolher e tratar de um animal de estimação faz com que os cuidadores se tenham que movimentar, visto que é necessário alimentá-lo, brincar e passear. Praticar este exercício diariamente contribui para a qualidade de vida do idoso. Estes passeios podem ainda melhorar a coordenação motora, o que é ótimo para beneficiar a qualidade de vida.

O animal contribui também para exercitar a memória, através das tarefas rotineiras como alimentar, dar água, passear, etc. Desta forma, o idoso está a estimular a memória, contribuindo para o não aparecimento de certas doenças associadas.

Os idosos e os animais de estimação são uma combinação perfeita não só para o aumento da qualidade de vida e bem-estar, mas também para a prevenção de várias doenças.

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page