Os Aliados de um Envelhecimento Saudável

É importante perceber que o envelhecimento está associado a alterações no corpo e na mente, podendo este ser um processo positivo. No entanto, para que isto seja uma realidade é preciso estar recetivo à adoção de novos hábitos. Aqui, mostramos-lhe os aliados para alcançar um envelhecimento saudável.


Atividade Física

Para viver mais e melhor, é fundamental que os idosos tenham uma vida ativa. Assim, estarão a fortalecer os ossos e músculos, melhorar o sistema imunitário, promovendo uma sensação de bem-estar geral. A prática regular de exercício vai ainda ajudar a prevenir doenças como a osteoporose, depressão, e diabetes, por exemplo. As atividades podem incluir caminhadas, jardinagem, natação, hidroginástica e entre muitas outras.


Alimentação Adequada

Visto que os idosos são significativamente mais vulneráveis a carências nutricionais, é essencial que mantenham uma dieta adequada de forma a obter todos os nutrientes essenciais. Saiba quais as vitaminas e minerais essenciais na alimentação dos idosos no nosso post A Importância da Alimentação Saudável na 3ª Idade.


Manter Rotinas de Sono

O corpo deve repousar para funcionar, sendo o sono essencial para a manutenção do mesmo e também da mente. Criar uma rotina de sono de forma a conseguir 7-9 horas de sono por dia é essencial para um envelhecimento saudável. Uma boa rotina de sono previne a depressão, potencia a boa disposição, ajuda a controlar a pressão arterial e na manutenção da memória.


Convívio Social

Para atingir um envelhecimento saudável é necessário cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. O convívio com amigos e familiares reduz o stress e a ansiedade, o que se refletirá no bem-estar geral do idoso.


Estimulação Cerebral

Várias atividades cerebrais são alteradas com a progressão da idade, tais como os sentidos, a memória, a capacidade de abstração, criação, e organização de ideias. Existem muitas atividades que permitem estimular o cérebro e que ajudam a treinar a fala, a leitura, a memória e a aprendizagem. Algumas delas são jogar às cartas, fazer puzzles, aprender línguas, tocar um instrumento, ver álbuns de fotos, cozinhar, fazer artesanato, entre outras.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo