Apesar do nosso lar ser onde nos sentimos mais seguros, é lá também que podem acontecer os acidentes mais comuns. Às vezes, basta um tapete solto ou um objeto mal posicionado para resultar numa queda. Isto pode levar a lesões e fraturas. Existem alguns cuidados para evitar que isto aconteça.
Divisões Adequadas e Seguras
Nas salas e quartos, é normal haver bastantes móveis e decoração. Por isso, é essencial ter alguns aspetos em consideração:
Manter os móveis sempre no mesmo lugar, deixando espaço entre eles para que o idoso se consiga movimentar;
Posicionar um cadeeiro ou ter alguma fonte de luz no quarto perto do idoso, para que este possa acender sempre que precisar de se movimentar;
Escolher uma cama com uma altura adequada e móveis de fácil acesso;
Evitar tapetes soltos e fixar os fios elétricos para não haver risco de tropeçar;
Os móveis devem ser seguros e adaptados, por exemplo, preferir cadeiras com braços ou poltronas, em vez de simples cadeiras.
Na casa de banho, devido à humidade, é onde ocorrem grande parte dos acidentes. Basta o chão estar molhado, para haver a possibilidade de quedas. Algumas dicas:
Utilizar um tapete antiderrapante em conjunto com a instalação de barras de apoio nas paredes ao longo da banheira/chuveiro;
Para casos de falta de equilíbrio, pode ser utilizada a cadeira de banho.
Na cozinha é essencial:
Arrumar a loiça num armário de fácil acesso, mantendo os utensílios mais utilizados diariamente num local mais acessível;
Evitar o uso de panelas e loiça pesada;
Manter o chão da cozinha e as bancadas secas.
Outras dicas...
Se a sua casa tiver escadas, instale um corrimão. Mantenha os cómodos bem iluminados. Certifique-se que as portas abrem por dentro e por fora. Mantenha um telefone num local acessível, para este poder ser utilizado facilmente em casos de emergência. Utilize calçado com sola antiderrapante e evite roupas muito compridas.
Comments