Alimentos Que Melhoram a Memória

Com o envelhecimento, é normal perder alguma capacidade de memória. É essencial exercitar a mente e o corpo para os manter ativos, de forma a conservar e prevenir o declínio da memória. A sua alimentação pode também ser um fator influenciador.

Alimentos que contêm omega-3 contribuem para manter as células cerebrais a funcionar corretamente. Esta gordura saudável está presente em alimentos como o salmão, o atum , o carapau, etc.


O abacate é também um alimento rico não só em omega-3, mas também em potássio, vitamina E e K. Este faz com que o fluxo de sangue levado ao cérebro seja reforçado e melhora a sua capacidade de memorizar e captar informação.


Outras frutas associadas ao desenvolvimento de capacidades cognitivas, como o ato de memorizar, são os frutos vermelhos, como o morango, a amora, a framboesa, o mirtilo, etc. Devido à sua constituição rica em fisetina, estes frutos impedem a perda progressiva de memória. Também o tomate é rico nesta substância.


Os frutos secos, como as nozes, amêndoas e avelãs, também são ricos em omega-3, sendo benéficos para o bom funcionamento dos neurónios. Para além de omega-3, também possuem omega-6, vitaminas B e E. A vitamina E tem um papel essencial em desacelerar o envelhecimento das células do cérebro e na prevenção da demência.


A vitamina E está também presente no espinafres, sendo também uma fonte de ácido fólico. São conhecidos por impedir e prevenir o aparecimento de tumores e atrasar o envelhecimento dos neurónios.


O ovo apresenta na sua casca a colina, um nutriente essencial para prevenir as doenças mentais, como a demência ou Alzheimer. Este nutriente pode ser encontrado em alimentos como brócolos, couve-flor ou bacalhau. O ovo é ainda rico em ácido fólico e vitamina B12. O chocolate negro contém antioxidantes importantes na prevenção de doenças mentais.



7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo