top of page

Como Combater a Insónia nos Idosos

O sono é um processo essencial para uma vida saudável, sendo durante o mesmo que o corpo humano renova as energias, regula o humor e consolida as aprendizagens e experiências que vivencia durante o dia.

O sono sofre mudanças ao longo da vida. É comum as pessoas mais idosas dormirem menos tempo, entre 6 e 8 horas, e também que tenham um sono mais fragmentado, ficando com a sensação que o período de sono foi superficial e não reparador. Além destas alterações características da idade, existem outros fatores que influenciam a quantidade de sono, como o aparecimento de doenças que causam dor ou maior necessidade de urinar durante a noite. Tudo isto contribui para a crescente má qualidade de sono ao longo dos anos.


É possível Melhorar a Qualidade de Sono dos Idosos?

Sim. Com a adoção de alguns hábitos, é possível melhorar o sono dos idosos.


Rotinas de Horários de Sono

O estabelecimento de rotinas de sono é essencial para o bom funcionamento do organismo, estando também associado à longevidade. Ter horas ter certas para dormir e acordar já é meio caminho andado para conseguir ter uma boa noite de sono.


Evitar Substâncias que podem alterar o Sono

Café, bebidas alcoólicas e chocolate são exemplos de alimentos que podem alterar os padrões de sono, por isso devem ser evitadas no período próximo de se deitar. Para além disto, refeições pesadas e a ingestão de muitos líquidos são evitáveis também.


Manter-se Ativo e Social

A prática de exercício físico contribui para uma maior sensação de bem-estar e vai facilitar o adormecer do idoso, reduzindo os despertares noturnos. A convivência social é um estimulo que vai contribuir para a melhor qualidade do sono, devendo ser uma atividade incentivada.


Reduzir Estímulos Luminosos à Noite

Para dar a informação ao corpo humano que o dia já encerrou, é aconselhado não estar em ambientes com muitos estímulos luminosos no período da noite. Contrariamente, durante o período da manhã é benéfico estar em contacto com a luz natural, sendo também este um truque para melhorar a qualidade do sono.


Com estes truques é possível melhorar a qualidade do sono e, assim, viver uma vida mais saudável e longa.


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page