top of page

Descubra como a Musicoterapia pode ser Benéfica para os Idosos


A musicoterapia é uma estratégia de tratamento que ajuda a prevenção, reabilitação e cura de doenças, frequentemente, relacionadas com distúrbios emocionais. Na terceira idade, a solidão, a viuvez e outros fatores contribuem para a maior probabilidade do aparecimento de doenças como a depressão e ansiedade. Dadas estas razões, a musicoterapia pode ser útil para distrair os idosos dos seus problemas, contribuindo também para o convívio, uma vez que as sessões são normalmente em grupo.

Nestas sessões os idosos são encorajados a interagir, cantar, dançar, usar a criatividade, etc. enquanto falam e discutem sobre suas preocupações. Desta forma, melhoram o humor, aumentam a autoestima, estimulam a mente e o corpo.

Esta atividade não implica a toma de medicamentos e fármacos, o que é benéfico para os idosos uma vez que estes comumente mostram reações adversas e a diminuição da capacidade e autonomia para realizar algumas tarefas do dia a dia. A musicoterapia apresenta variados benefícios no envelhecimento, tais como:


Promove o Equilíbrio e o Movimento, os ritmos e músicas utilizados na musicoterapia auxiliam ao restabelecimento da marcha e locomoção. Para além disto, aumenta a força e resistência do corpo.


Diminui o Stress e os Sintomas de Depressão, o convívio, a interação e os momentos de boa disposição ajudam a descarregar as preocupações, diminuindo ainda o sentimento de solidão. Contribuem para o bem-estar e qualidade de vida do idoso.


Estimulação Cognitiva, a criação e improviso contribuem para estimular o cérebro e ajudam a desenvolver a criatividade.


A musicoterapia contribui para a partilha das preocupações que vão normalmente aparecendo com a idade, evitando desta forma problemas como a depressão. Adicionalmente, ajuda a diminuir os níveis de ansiedade e stress, e consequentemente, auxilia a controlar a frequência cardíaca e a pressão arterial.


Já experimentou?


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page