top of page

Mudanças de Voz na Terceira Idade

A voz muda e perde volume e poder à medida que uma pessoa envelhece, tal como outras partes do nosso corpo fazem com o passar dos anos. O envelhecimento da voz designa-se presbifonia, e ocorre geralmente depois dos 60 anos.


A laringe, um órgão situado no pescoço, é onde a voz é produzida. Os músculos da laringe alteram-se com a idade, as cartilagens endurecem, existe mais flacidez na musculatura e menos lubrificação nesta região. Portanto, a produção do som fica comprometida e é menos eficaz devido a estas alterações. Além disso, sintomas como rouquidão, fadiga ou desconforto durante a fala, e uma menor capacidade de projetar a voz tornam-se mais frequentes com o tempo.


Os bons hábitos são essenciais para evitar distúrbios de voz que podem trazer problemas graves. Para conservar a voz, é necessário evitar fumar, não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas ou café, evitar alimentos gordurosos, assim como beber água regularmente.


A reabilitação vocal é uma solução que pode ser adotada para retardar o envelhecimento da voz. Esta permite recuperar parcialmente a sua funcionalidade, tornando-a mais forte e mais flexível, tornando-se mais fácil projetá-la. No entanto, é importante consultar um médico, de forma a conseguir encontrar uma solução adequada ao seu caso.


Embora o envelhecimento seja inevitável, a qualidade de vida pode e deve ser preservada.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page