top of page

Quais os Cuidados Acrescidos que devem ser tidos com os Idosos no Inverno?

Com o tempo mais frio a chegar, iniciam-se com mais frequência as gripes e constipações, sendo necessárias medidas adicionais para proteger os idosos desses problemas. Também característicos desta época, a chuva e o gelo contribuem para pisos escorregadios e, consequentemente, mais quedas.

Alimentação e Hidratação

Primeiramente, este cuidado deve ser tido de dentro para fora. É essencial praticar uma alimentação e hidratação adequada, para que o sistema imunitário funcione devidamente. Para além disso, não deverá ingerir muita quantidade de comida, uma vez que o metabolismo corporal nesta altura fica mais lento, podendo levar à indigestão.

Vestuário e Calçado

Outro aspeto em ter em conta é o vestuário. Este deve ser adequado à estação, portanto roupa quente e confortável, cachecol, luvas e gorro se necessário. Assim, vai conseguir proteger as zonas mais expostas do corpo, não causando desconforto ao idoso. Uma dica valiosa é vestir camadas, para que seja mais fácil regular a temperatura corporal. O calçado deve ter solas antiderrapantes para evitar quedas.

Arejar Ambientes Fechados

Para evitar a propagação de vírus os ambientes devem ser frequentemente arejados. Deve ter muita atenção aos aquecedores e lareiras, visto que estes podem provocar incêndios. Desligue-os durante a noite e quando sai de casa, não os aproxime de cortinados e mantas.

Exercício Físico é Essencial

Apesar do frio, a atividade física deve continuar a ser realizada. Vai ajudar na descontração muscular, aliviando dores derivadas do ambiente frio. Para além disso, ativam a circulação, prevenindo doenças cardiovasculares.


Preste atenção...

Esta época é caracterizada pelo isolamento dos idosos. Se os seus pais, avós ou algum idoso próximo vive sozinho, procure fazer-lhes companhia, seja por chamada telefónica ou pessoalmente. Cuide dos seus!

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page