top of page

Perceba como incentivar a Autonomia e Independência dos Idosos!

Muitas vezes a terceira idade é associada com a incapacidade de prosseguir a vida de forma autónoma e independente. Essa crença precisa de ser rapidamente eliminada!

Com o envelhecimento devem vir também adaptações e mudanças que permitam ao idoso continuar a viver a sua vida com qualidade. É importante para o idoso sentir que ainda tem controlo sobre a própria vida, evitando estados mentais como a depressão e ansiedade. Portanto, determinar uma rotina diária tendo em conta a capacidade do idoso é essencial para manter o bem-estar físico e mental.


Para isto acontecer é necessário incentivar o idoso a cuidar da sua saúde, através da criação de hábitos saudáveis, quer fisicamente como mentalmente. Algumas formas de o fazer consistem em:

Promover a Alimentação Saudável

Visto que os idosos são significativamente mais vulneráveis a carências nutricionais, é importante que mantenham uma dieta adequada de forma a obter todos os nutrientes essenciais. A adoção de uma alimentação saudável permitirá, portanto, ao idoso obter componentes essenciais para o bom funcionamento do corpo e da mente. Para além disto, irá dar-lhe energia para enfrentar os desafios e tarefas do dia-a-dia.

Incentivar o Exercício Físico Regular

A prática regular de exercício físico na terceira idade ajuda a combater a perda de capacidade motora. O desporto irá assegurar a melhoria generalizada da saúde, o fortalecimento muscular e a independência para realizar atividades do dia-a-dia. Reforça também a função cognitiva, atrasando a progressão da deterioração cognitiva relacionada com a idade.

Encorajar o Convívio Social

Para atingir um envelhecimento saudável é necessário cuidar não só da saúde física, mas também da saúde mental. O convívio com amigos e familiares reduz o stress e a ansiedade, o que se refletirá no bem-estar geral do idoso. Atividades realizadas em grupo, como jogos de xadrez, leitura ou apenas o diálogo, são essenciais na manutenção da autonomia.


É importante lembrar...

Na terceira idade é essencial ouvir, respeitar e ter em conta a opinião dos idosos. Envelhecimento não é invalidez!

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page